Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

Repertório Plastico

Olá,

A obra em si na realidade tem origem em um exercicio proposto dentro de sala durante a diciplina de Pintura II.
Tratava-se então de uma "Ampliação do vocabulário plástico".
Acostumados com a noção clássica de pintura, tivemos inicialmente uma aula teórica "desconstrutiva", levantando questionamentos que evidenciavam a definição de Pintura, na contemporaneidade, ampliando-se a ponto de ambrager quase tudo.
Partindo então para prática, deveriamos experimentar outras possibilidades de pintura usando diferentes Técnicas, ainda que mantivessemos como suporte a tela.
O resultado no meu caso foi uma composição abstrata de cores com textura matérica, que foi registrada fotograficamente e agora divulgo pela primeira vez nesse post.
Ah, vale ressaltar uma pequena observação, todas as fotografias são do mesmo trabalho, o que as difere é apenas o enquadramento.

Clique nas imagens para amplia-las.









sábado, 13 de novembro de 2010

A Arte como linguagem

Inaugurando esse blog, iremos inserir uma leve reflexão acerca da arte como linguagem.
Ora, o que seria a Arte se não, mais uma forma de linguagem?
Se acompanharmos  a linha histórica do tempo, perceberemos que a Arte é a mais misteriosa e perturbadora delas.
A Arte baseia-se na criação, e o ato criador faz parte da essencia humana e de qualquer definição que a própria Arte, e as suas diferentes segmentações, possam assumir ao longo dessa linha.

"O homem cria, não porque que quer, mas sim porque precisa"
                                                                 Fayga Ostrower

Independentemente do canal, seja, Pintura, Escultura, Fotografia, Música, Performances e Happenigs, seguindo o curso da história, na atual sociedade contemporânea não é correto propor explicar "O que o artista quer dizer", mas sim " como a obra diz o que diz".
Isso se deve ao fato de que o modo de fazer Arte sofreu mudanças bem como o  pensamento da sociedade e as tecnologias. Logo, ainda que por mais alicerçados que os conceitos da antiguidade estejam, é necessario entender que a arte está mais abrangente, mais conceitual e mais experimental.
Encerro por fim este breve post com um fragmento de texto de Omar Calabrese retirado do livro "A Linguagem da Arte" que é na verdade uma tentativa incompleta de definir o termo "Arte":

"A Arte é qualquer forma de atividade do homem enquanto testemunha ou exaltação de seu talento inventivo e de sua capacidade expressiva no campo estético".